segunda-feira, 27 de março de 2017

Primeira versão da plataforma de lançamento



Ao longo dessa semana, a equipe definiu os materiais a serem utilizados na primeira versão da plataforma de lançamento. Após a compra dos matérias pré-definidos a equipe confeccionou a base para a primeira etapa de lançamento do foguete. Com objetivo de coletar dados de propulsão, esforços solicitados a plataforma e o comportamento do movimento do foguete. 

Os materiais utilizados formam:

LANÇADOR:

- 4 tubos PVC 20mm
  • 250mm (comprimento) 
  • 100mm (comprimento) 
  • 70 mm (comprimento)
  • 60 mm (comprimento) 
- 1 "Tê" 20mm
- 1 válvula de 25 mm
- 2 redutores 25mm - 20mm
- 1 válvula de ar
- 1 cap 20mm

CORPO:

- 6 tubos PVC 20mm
  • 4 de 250mm (comprimento) 
  • 2 de 150mm (comprimento)
- 4 "Tê" 20mm
- 4 caps 20mm

ACESSÓRIOS:

- 4 presilhas de plastico 
- 1 braçadeira metálica
- 1 cola para PVC  
- 1 fita teflon
- cano PVC 
- 1 Pito de bomba
  • 32mm (diâmetro)
  • 30mm (comprimento)
                                                    Imagem 1: Visualização do Modelo físico real
                                                           Fonte: Própria 
                                      









sábado, 25 de março de 2017

Teste exploratório de lançamento vertical

A partir das pesquisas que fundamentaram a fabricação dos foguetes apresentados anteriormente, junto com mais três novos foguetes como pode ser visto na figura 1,  os componentes da equipe rocket tanto do time foguete quanto plataforma compareceram ao teste de lançamento vertical com o âmbito exploratório, na terça-feira (21/mar). O teste foi realizado juntamente com uma equipe colega, no estacionamento do Centro Universitário SENAI-Cimatec, Abaixo segue a figura dos  foguete e base antes do primeiro lançamento (Figura 2):
Figura 1: FOGUETES FABRICADOS.

Figura 2: FOGUETE ACOPLADO A BASE.

Fonte: Própria Equipe.
Foram realizados diversos testes experimentais utilizando diferentes volumes de água e  valores de pressão no interior do foguete no intuito de conhecer e estudar os diversos comportamentos do lançamento e ter uma noção do funcionamento. Para a realização do teste foram utilizados os seguintes valores: 30, 34, 36, 38 e 40 PSI; 300, 350, 400, 450 e 500 ml de água. Abaixo segue vídeo demonstrando o lançamento do primeiro foguete utilizado. (vídeo 1):
Video 1: LANÇAMENTO UTILIZANDO 40 PSI E 400ml DE ÁGUA.




O ensaio foi considerado bem sucedido, pois toda a equipe compreendeu o funcionamento do foguete e da plataforma. A partir disto a equipe irá estudar e realizar novos lançamentos a fim melhorar os protótipos. É importante ressaltar que foi feito o uso de EPI’s (Equipamentos de proteção individual) pelos colaboradores do projeto.

sábado, 18 de março de 2017

Construção de Base para Teste Exploratório

A fim de atender os objetivos do teste de lançamento vertical do foguete, o time encarregado pela base realizou uma pesquisa de modelos e métodos de confecção para a mesma, ao longo da última semana. Utilizando dos canos de pvc, a estrutura da base já foi montada. Foram comprados materiais para montar a vedação e o lançador mas, no entanto, os materiais adquiridos acabaram por mostrar-se incompatíveis para conectar-se e fazer o lançador.
O time agora fará uma nova busca por material mais adequado ou alterará o método de construir o lançador.


Figura 1: Estrutura da base de teste exploratório.

Primeiro Protótipo do foguete

Nessa postagem semanal vamos atualizar vocês, que acompanham nosso Projeto Integrador,  sobre o primeiro protótipo do foguete, sua confecção e seus materiais decididos e pensados pelo time. Além disso, na data 18/03/2017 os componentes da equipe fizeram o primeiro protótipo com alguns materiais listados abaixo:


  • Duas garrafas plasticas
  • Fita isolante e durex
  • Classificador
  • Trema e Tesoura
  • Estilete 
  • Rolha
                                                             Imagem 1 - Foguetes pronto
                                                                    Fonte: Própria


                                                     Imagem 2 - Aletas posicionadas
                                                                     Fonte Própria

Os métodos utilizados na confecção do Sistema Físico Real foram: um corte de 4 cm na primeira garrafa de plastico para encaixar a outra pet, vedando-as com as fitas relacionadas a cima, mas não considerando alguns erros de medição, pois o mensurando tinha algumas falhas na sua superfície e a trema utilizada não tinha a precisão adequada; além de fazer o bico do foguete com o classificador para a ponta do protótipo ficar mais pesada. Dessa forma, com essa primeira montagem foi percebido que o tamanho das aletas foi o ponto mais difícil para a confecção, pois elas têm que ter as angulações corretas para ajudar na forma aerodinâmica do foguete.

sábado, 11 de março de 2017

Definição dos materiais da primeira plataforma

Esta semana o time da base pesquisou e definiu como seria a plataforma de lançamento do foguete para o teste exploratório e o material a ser utilizado. A plataforma será feita com tubos de PVC, a escolha de tubo foi feita para que seja possível separar os sistemas de injeção de ar do de acoplamento. Levando em consideração os similares encontrados, que integram os dois sistemas, precisariam de uma análise e estudos mais criteriosos, impactando na data de execução do teste.
A vedação no acoplamento será feita com um O-Ring no cano e, quando posicionado o foguete, ele estará aproximadamente no meio da boca da garrafa, já  para o acoplamento serão utilizadas presilhas de plástico.
Imagens do Projeto CAD 3D e da montagem da plataforma serão postados em breve.


sexta-feira, 10 de março de 2017

Definição dos Materiais do Primeiro Protótipo do Foguete

Ao longo da semana a equipe foguete, da Equipe Rocket se reuniu para definir os materiais que serão utilizados para o primeiro protótipo do foguete que será utilizado no primeiro teste de lançamento vertical. Durante a reunião foi decidido que as matérias primas que serão utilizados nesse primeiro protótipo do foguete são:
- Duas Garrafas Pet de 2L
- Fita Isolante
- Papel
- Papelão
           O papel será utilizado para fazer o cone superficial que será utilizado como o bico do foguete, o papelão será utilizado para fazer a palhetas que serão acopladas na parte inferior do protótipo e as garrafas pet se juntarão para formar o corpo do foguete.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Apresentação dos componentes

  Para a realização do projeto integrador, a equipe foi dividida em dois times. Um time será responsável pela construção da plataforma, enquanto que o outro será responsável por construir o foguete.
    O time que irá construir a plataforma é composto por Diego Vieira Barini,Vanessa Monteiro Alves, Marina Ferrari de Sena e Vinicius Carneiro Rios Machado. como pode ser visto na figura 1.
figura 1: Time plataforma
 fonte: própria

    O time que irá construir o foguete é composto por Leonardo de Santana Oliveira ,Matheus Souza Araujo, Gabriel Mendonça Nunes e Pedro Jorge Carvalho Caribé. Como pode ser visto na figura 2:
figura 2: Time foguete
Fonte: Própria